Como organizar um setor de pintura

Post Recentes
Como podemos
te ajudar?
Entendemos a importância de abordar cada projeto de forma única, fale conosco para tirar suas dúvidas.

Como organizar um setor de pintura

Para quem deseja constituir sua própria oficina de funilaria e pintura, uma das questões básicas para começar é a da organização da oficina ou do setor onde serão realizados os trabalhos. Um espaço bem organizado significa economia de tempo, melhoria da produtividade e, portanto, aumento dos ganhos. E a melhor parte: a maioria das melhorias podem ser facilmente executadas, sem a necessidade de grandes investimentos. Vamos conhecer um pouco mais de como organizar a oficina através de algumas dicas simples.

Faça um inventário

Saber a quantidade de insumos é vital para o bom funcionamento de uma oficina de pintura, afinal sem os materiais básicos para o trabalho fica impossível para uma empresa realizar o trabalho corretamente. A forma mais fácil de organizar estes itens é criando um sistema de inventário das ferramentas e materiais, só assim se terá uma visão maior e mais completa de todos os itens essenciais para a pintura, especialmente as de uso contínuo, como as tintas, primers e vernizes.

A criação de um inventário não é tarefa difícil, porém exige um pouco de tempo e dedicação. Felizmente a tecnologia apresenta ótimas ferramentas que podem ajudar, mesmo para as empresas que estão começando e que não disponibilizam muito capital. Para viabilizar esse inventário, você pode optar por uma simples planilha de controle – pode ser manual ou em um programa de computador. E para quem gosta de ter a tecnologia sempre à mão, existem aplicativos gratuitos que podem lhe ajudar nessa tarefa.

Porém, como qualquer atividade em que se está começando, não desanime se no começo o inventário não der os resultados desejados ou apresentar falhas no funcionamento. A maioria dos aplicativos e programas trabalham com modelos já utilizados, mas isso não significa que esse é o melhor modelo para sua oficina. Faça testes e ajuste o seu inventário para que ele seja o mais eficaz para a sua empresa. Não existe um jeito correto de fazer, mas um resultado correto a se perseguir.

Cuide da organização espacial

Outro ponto importante para quem está começando com um negócio de pintura automotiva é a questão de espaço. Muitas vezes o local não é o mais amplo, o que pode levar a uma dificuldade de locomoção. Em outros casos ocorre justamente o contrário, o material e as ferramentas ficam longe do local de trabalho, o que leva o trabalhador a perder muito tempo na procura deles.

O ideal em ambos os casos é criar, junto com o inventário, uma série de listas de materiais – dos mais essenciais e de uso contínuo, até aqueles que são pouco utilizados. A partir dessa seleção deve-se pensar no espaço e como alocar os diferentes materiais e ferramentas.

Por exemplo, para as ferramentas de uso esporádico, pode-se optar por um local de estoque, desde que esteja bem organizado. Já as tintas e vernizes precisam de ainda mais atenção, esses necessitam de um local adequado para serem armazenadas, pois possuem substância inflamáveis.

Para outros materiais, especialmente aqueles de uso contínuo, uma dica é comprar um carrinho de ferramentas, que facilite o transporte e a organização, evitando deslocamentos desnecessários.

Limpeza faz parte do dia a dia

Como organizar um setor de pintura

Além da organização dos itens, a limpeza é muito importante para a locomoção dos trabalhadores. Portanto, tenha sempre uma rotina de limpeza diária (ou em menor tempo, se necessário) que garanta a eficiência do local de trabalho. Além do aspecto organizacional, a limpeza da oficina é essencial para criar um bom relacionamento com os clientes, que se sentirão mais confortáveis ao adentrar o seu negócio quando o ambiente estiver limpo.

Respeite as normas de segurança

Em relação a segurança de uma oficina de pintura, alguns pontos devem ser observados. Primeiro, a segurança do próprio pintor, é preciso atenção máxima aos equipamentos de proteção como luvas, óculos, macacão e especialmente a máscara com respirador. Esses itens irão garantir a proteção do trabalhador contra as substâncias tóxicas encontradas na composição de grande parte das tintas.

O segundo ponto a se prestar atenção é em relação ao armazenamento das tintas, é preciso estabelecer um local adequado para sua estocagem, com temperatura regular, boa ventilação, boa iluminação e equipamento de prevenção contra incêndios. A segurança no local de trabalho deve ser prioridade, ou todo o negócio pode sofrer um revés, tanto por causa de algum acidente, quanto por causa de multas.

Gostou dessa publicação? Compartilhe com seus amigos ou nas redes sociais. Para mais dicas sobre pintura e seus equipamentos, acesse nosso blog com conteúdos exclusivos

Compatilhe este artigo: